Menu
CAPS i - CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTIL

O CAPS i - Centro de Atenção Psicossocial Infantil, gerenciado sob o Contrato de Gestão SMSA nº 047/2016, pela Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, pelo prazo de 60 (sessenta) meses a partir de assinatura do Contrato na data de 05 de Outubro de 2.016, é um serviço que compõe a RAPS - Rede de Assistência Psicossocial do Município de Araçatuba-SP.

Iniciou suas atividade na data de 05 de Janeiro de 2.017, em prédio próprio à Rua Sílvio Russo, 263, Bairro Água Branca.

SERVIÇOS A SEREM OFERECIDOS

Os serviços a serem oferecidos aos usuários do SUS, de segunda a sexta-feira das 06:30 horas até as 18:30 horas, serão voltados as crianças e adolescentes até dezessete anos, onze meses e vinte e nove dias que sofram de transtornos mentais, inclusive os transtornos relacionados as substâncias psicoativas (álcool e outras drogas), psicoses, neuroses graves e demais quadros cuja a severidade ou persistência justifiquem a permanência e dispositivos de tratamento, sendo que os pacientes serão encaminhados pelos serviços da Rede de Saúde Municipal, Conselhos Tutelares, Hospitais Psiquiátricos, Outras Entidades de Assistência Social, Poder Público e Poder Judiciário, ou mesmo demanda espontânea.

OBJETIVO GERAL

Assegurar o atendimento, com garantia de qualidade visando à satisfação dos usuários e familiares.

As equipes de trabalho deverão estar aptas para atender os casos de emergências em geral e encaminhar aos serviços de Pronto Atendimento, Pronto Socorro e acionar o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, principalmente os casos que ofereçam risco de óbito aos pacientes. Os pacientes deverão ser acolhidos no momento da sua entrada no serviço e posteriormente deverá ser realizado seu acolhimento, e o tratamento será definido durante a elaboração do Projeto Terapêutico Singular.

Para os pacientes serão oferecidas duas refeições ou lanche diariamente e ofertado 02 (Dois) leitos de desintoxicação e repouso, também chamados de leitos de hospitalidade, para serem utilizados na aplicabilidade dos serviços oferecidos, que serão mantidos e cuidados pela Equipe própria da Unidade.

O acolhimento terapêutico a ser realizado consistirá na avaliação inicial, que deverá ser feita por 02 (Dois) profissionais de nível técnico com a retaguarda do médico psiquiatra.

Haverá, aos usuários, programa de atendimento individual e em grupo, e programa de atendimento às famílias dos mesmos com o devido registro das atividades desenvolvidas.

                     CAPACIDADE OPERACIONAL

Equipe própria sendo:

a)   01 (Um) Médico Psiquiatra com jornada de trabalho de 20 horas semanais.

b)   02 (Dois) Psicólogos com jornada de trabalho de 30 horas.

c)   02 (Dois) Terapeuta Ocupacional com jornada de trabalho de 20 horas semanais.

d)   02 (Dois) Assistente Social com jornada de trabalho de 30 horas semanais.

e)   02 (Dois) Enfermeiros com jornada de trabalho de 36 horas semanais cada.

f)    03 (Três) Técnicos de Enfermagem com jornada de trabalho de 36 horas semanais cada.

g)   01 (Um) Auxiliar Administrativo com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

h)   01 (Um) Atendente com jornada de 44 horas semanais.

PROPOSTA TERAPÊUTICA

As atividades propostas serão organizadas visando à promoção de autonomia e de vida comunitária,tornando-se um lugar de referência, de cuidado e promotor de vida com a missão de garantir o exercício da cidadania e a inclusão social do usuário e seus familiares.

Por se caracterizar como ponto estratégico na articulação darede de atenção psicossocial (RAPS) faz-se necessário trabalhar em conjunto com equipesde saúde da família, agente comunitário, hospital psiquiátrico, centro de referênciade serviço social (CRASS), secretaria de cultura, secretaria da educação, mobilizando todos os recursos do município para melhor atender ao Projeto Terapêutico Singular de cadausuário.

                     FERRAMENTAS TERAPÊUTICAS

Utilização de diversas oficinas com atividades lúdicas: musicoterapia, atividades físicas e danças, culinária, artesanatos, artes, hortoterapia, etc. A aplicação deste recurso terapêutico será através de Equipe própria, como também de prestadores de serviços especializados em cada área, a serem contratados para tanto. Recreação e integração com visitas à: cinemas, parques ambientais, quadras/campos esportivos, etc. Os custos com a contratação de prestados de serviços, bem como os gastos com as visitas: transporte, ingressos (quando for o caso), alimentação, serão cobertos com rubrica específica constante no Plano Orçamentário de Custeio.

Araçatuba / SP

Endereço:
Rua: Benedita Fernandes, 445, Bairro Santana, Araçatuba-SP. CEP: 16050-535
Telefone: 
(18) 3636-7825      
Acompanhe-nos:
© Copyright Instar E-mail Marketing, E-mail e Sites - 2006-2019. Todos os direitos reservados.