Menu
HOSPITAL BENEDITA FERNANDES

Fundado em 06/03/1932, o Hospital Psiquiátrico Benedita Fernandes de Araçatuba, foi mantido pela Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, entidade sem fins lucrativos.

A instituição iniciou as suas atividades em 1933, um ano depois da fundação da Associação. Os atendimentos eram realizados à rua Newton Prato, depois chamada de Benedita Fernandes, em Araçatuba, e eram destinados incialmente à crianças carentes, e depois a doentes com transtornos mentais. Foram cerca de 83 anos prestando serviços as pessoas portadoras de transtorno mental e dependentes de álcool e outras drogas, com idade acima de 18 anos, dos 40 municípios que compõem a DRS II (Divisão Regional de Saúde de Araçatuba).

O tratamento ocorria em regime de internação integral. Contava-se com 150 leitos conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS) e 10 leitos para convênios e particulares. A internação era de curta permanência, conforme os preceitos da Lei Federal 10.216 e do próprio movimento da Reforma Psiquiátrica. A instituição atuava com equipe multiprofissional que procurava oferecer tratamento humanizado e encaminhamento extra hospitalar quando os pacientes recebiam alta.

O hospital ficava localizado à rua Benedita Fernandes, 445, no Bairro Santana, Araçatuba-SP., e deixou de receber novas internações em 18/11/2015, devido ao estrangulamento financeiro promovido pelo Poder Público, devido há seis anos sem reajuste das diárias repassadas pelo SUS. Após esta data continuou assistindo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, os 15 pacientes moradores que aguardavam a instalação das Residências Terapêuticas em Araçatuba.

Em 30 de Março de 2.017 com a instalação de dois SRTs Tipo II- Serviço Residencial Terapêutico, os 12 moradores remanescentes foram para lá encaminhados.

Araçatuba / SP

Endereço:
Rua: Benedita Fernandes, 445, Bairro Santana, Araçatuba-SP. CEP: 16050-535
Telefone: 
(18) 3636-7825      
Acompanhe-nos:
© Copyright Instar E-mail Marketing, E-mail e Sites - 2006-2019. Todos os direitos reservados.