Ir para o conteúdo
MAR
07

NOVA ÁREA AO AR LIVRE NO CAPS INFANTIL

Quinta, 07/03/2019
CAPS INFANTIL

ESPAÇO PENSE VERDE

O mês de Fevereiro de 2.019 se encerrou e trouxe uma maravilhosa e importante novidade, uma nova área ao ar livre para utilização no desenvolvimento de diversas atividades lúdico-terapêuticas, no CAPS i – Centro de Atenção Psicossocial Infantil.

 

O CAPS Infantil é um Equipamento de Saúde Mental disponibilizado à população pela Prefeitura Municipal/Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba-SP, do SUS-Sistema Único de Saúde, e desde a sua instalação em Janeiro de 2.017 está sob Gestão da Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, a qual é uma O.S. - Organização Social, atuante em Araçatuba desde 06 de Março de 1.932, a qual está completando neste mês de março, 87 anos de atuação ininterruptos na área de saúde Mental.

 

Partimos do zero, a Unidade não existia, sendo necessário muito esforço, planejamento e trabalho para a mesma tornar-se viável, e em Março de 2.017 eram prestados os primeiros serviços à população de Araçatuba.

 

O Munícipio cedeu o imóvel à Rua Sílvio Russo, 263, Bairro Água Branca, porém com pouquíssimos móveis, sendo que a maioria precisou ser adquirido.

 

Os Equipamentos em geral também inexistiam, e foram, dentro de um planejamento, sendo adquiridos com os recursos disponibilizados pelo Município, até que em Julho de 2.018 adquirimos e instalamos aparelhos de ar-condicionado em praticamente toda Unidade.

 

Nos anos de 2.017 e 2.018 provimos a Unidade, com outros móveis e equipamentos, além dos atendimentos que aconteceram de forma contínua.

 

Suprido, em grande parte o prédio do necessário, era hora de partirmos para novos projetos para ocupação útil do espaço disponível no imóvel.

 

Como no fundo do imóvel havia um grande terreno sem utilização, com canteiros de cimento, que outrora eram usados para o plantio de ervas medicinais pelos ocupantes anteriores, tínhamos o desejo em melhorá-lo e torná-lo funcional.

 

Planejamos e trabalhamos para que os benefícios oferecidos, com a utilização desta nova área ao ar livre, à nossos(as) Usuários(as) sejam o máximo possível, como pode ser conferido na galeria de fotos.

 

A primeira foto destaca a área com matos e folhas.

 

As da sequencia mostra o trabalho que era realizado periodicamente na capina, limpeza e conservação da mesma.

 

Solicitamos e obtivemos do Departamento de Assistência Especializada, da Secretaria de Saúde Municipal autorização para utilizarmos a referida área, e foi possível começar as melhorias.

 

Na sequencia das fotos podemos ver Equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos-SOSP que realizou a retirada dos antigos canteiros de cimento e do excesso de terra, que existia no local, em Agosto de 2.018.

 

No começo de janeiro de 2.019 iniciamos a preparação do terreno para o plantio de grama.

 

Paralelamente à finalização do plantio do gramado, a Equipe de Manutenção Predial da Associação, já providenciou um sistema de irrigação, que estivesse funcionando desde o primeiro momento, para auxiliar no enraizamento da grama.

 

Durante um mês o gramado foi irrigado, e mantido livre de utilização, para que pudesse enraizar-se e firmar-se.

 

No dia 15 de Fevereiro de 2.019 realizamos a primeira atividade com nossas crianças na área, as quais estavam na expectativa para poderem utilizar a nova área, com um piquenique e elas puderam bater uma bolinha.

 

A partir desta data a área encontra-se apta para diversas e variadas atividades possíveis de serem desenvolvidas ao ar livre, a critério da Equipe Multiprofissional da Unidade.

 

Pensamos a área para estabelecimento e fortalecimento do contato com a natureza, junto à nossos(as) Usuários(as), crianças e adolescentes, que terão Educação ambiental, num espaço agradável, bonito, convidativo à contemplação do verde, do natural.

 

As atividades no Espaço Pense Verde, serão desenvolvidas para auxiliar nos demais procedimentos voltados ao atendimento, os quais já são desenvolvidos pela Equipe Multiprofissional que atua na Unidade.

 

Dando sequencia às providências de aprimoramento do Espaço Pense Verde já foi iniciado uma nova horta, a qual será mais um instrumento terapêutico oferecido aos Usuários, com o desenvolvimento da Hortoterapia, mas esse assunto fica para uma próxima postagem.

Fotos vinculadas
07/03/2019
Área com mato e sem poda das árvores