Ir para o conteúdo
JUN
09

ASC BENEDITA FERNANDES EM PARCERIA COM A COMUNIDADE, ACIMA DE TUDO, SEMPRE!

Terça, 09/06/2020
ASSOCIAÇÃO DAS SENHORAS CRISTÃS BENEDITA FERNANDES

ASSOCIAÇÃO DAS SENHORAS CRISTÃS BENEDITA FERNANDES EM PARCERIA COM A COMUNIDADE, ACIMA DE TUDO, SEMPRE!

Associação contrata, com recursos próprios, dois Cuidadores para prestarem serviços em Equipamento de Saúde do Município.

Nesta situação que o mundo vivencia, da maior pandemia nos últimos 100 anos, a Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, fundada em Araçatuba-SP, em 06 de março de 1.932, e fortalecida na filosofia de sua fundadora Benedita Fernandes, estabelece mais uma contribuição social favorável e sem ônus à Comunidade.

 

Antes um breve histórico, pois a Associação, por meio de Contrato de Gestão, firmado com o Município de Araçatuba em dezembro de 2.016, tem a gestão de dois SRT-II Serviços Residenciais Terapêuticos-Tipo II, ou Residências Terapêuticas, que são elas: Casa das Violetas e Casa do Beija-flor.

 

Tais Serviços não existiam até então no Município, e preconiza a doce missão de ser lar, e a desafiadora tarefa de reinserção de ex-moradores de Hospitais Psiquiátricos à Sociedade.

 

Hoje temos sob nossos cuidados 10 e 11 Moradores, respectivamente em cada SRT.

 

Para tanto é necessário uma Equipe multi-profissional, com Colaboradores preparados e treinados, e em número adequado.

 

O Contrato de Gestão requer que anualmente sejam estabelecidas por meio do Plano de Trabalho diretrizes, em comum acordo entre as partes, a serem observadas e executadas.

 

Para o ano de 2.020 a Associação apresentou à Secretaria Municipal de Saúde, para início de tratativas, um Plano de Trabalho em outubro de 2.019.

 

Após várias reuniões, inclusive uma das últimas com o Sr. Prefeito Municipal, no final de abril de 2.020, oportunidade em que o mesmo justificou falta de recursos para implementação completa do Plano de Trabalho apresentado (devido a Covid-19), principalmente em nossa solicitação de aumento do quadro de profissionais das Unidade CAPS Infantil e CAPS Adulto e as duas Residências Terapêuticas, a Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, por meio do seu Conselho de Administração aprovou e pôs em execução a contratação de mais dois Cuidadores para Residência Terapêutica, além dos já contratados com recursos públicos.

 

Tais profissionais já eram necessários antes da pandemia, e com o advento da Covid-19 tornaram-se imprescindíveis.

 

Diante da negativa justificada, por parte da Administração Municipal, da contratação dos dois Cuidadores, com recursos públicos, no âmbito do Contrato de Gestão, conforme acima relatado, a Associação numa decisão humanitária, e com objetivo de contribuir com a preservação da Saúde e da Vida dos(as) Moradores(as) e dos(as) Colaboradores(as) das Residências Terapêuticas, contratou e manterá com seus próprios recursos financeiros os citados Colaboradores, por período temporário, período esse que será avaliado a duração, considerando e observando o desenvolvimento da pandemia da Covid-19.