Ir para o conteúdo
JUN
30

LIMPEZA HOSPITALAR É QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

Quinta, 30/06/2016
HOSPITAL MUNICIPAL DA MULHER

A limpeza e a organização são importantes para a saúde e o bem-estar em qualquer ambiente. Mas, quando se trata de um hospital, limpeza é questão de saúde pública! Por isso, a Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, que é responsável pelo trabalho interno de limpeza e higienização do Hospital Municipal da Mulher “Dr. João Luís de Jesus Rosseto”, aplica padrões rigorosos para manter o padrão de higiene da unidade.

Segundo o gerente administrativo Vladimir Vitoriano da Silva, há uma equipe na unidade que administra e fiscaliza de perto a execução desses serviços: “quando entramos em um hospital, a primeira impressão depende da limpeza”, afirma. “Esse é um aspecto que atua psicologicamente sobre os visitantes e pacientes, e é fundamental para o conceito de uma instituição. Afinal, a higiene e a ordem são elementos decisivos para a sensação de bem-estar, segurança e conforto”.

Ele explica ainda que o serviço de limpeza tem particular importância no controle de infecções, por garantir a desinfecção de áreas hospitalares. “Para a limpeza e desinfecção serem eficazes, é necessário seguir diversos procedimentos. Por isso criamos o “Manual de Rotina da Higienização e Limpeza Hospitalar”, que é revisado constantemente, ao crivo da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, composta no HM, entre outros profissionais, por Médico Infectologista e Enfermeira específica.”

TREINAMENTO CONTÍNUO

Os profissionais da limpeza e higienização passam por treinamento teórico e prático, em um processo de educação continuada. Os serviços realizados englobam toda a parte interna como centro cirúrgico, confortos médicos, enfermaria (quartos e outros), recepção e administração.

Nas alas de enfermarias (puérperas e eletivas) é realizada a limpeza concorrente todos os dias (uma limpeza menos profunda se comparada com a terminal), a limpeza imediata sempre que necessário e a limpeza terminal (mais profunda e detalhada, incluindo teto e paredes), sempre que um quarto é desocupado.

“Já no centro cirúrgico a rotina é diferente. A limpeza terminal é realizada a cada procedimento”, explica o gerente administrativo.

Em todos os outros setores, os profissionais envolvidos na limpeza e desinfecção seguem as recomendações do “Manual de Rotina da Higienização e Limpeza Hospitalar”. “Todos os equipamentos e materiais usados pela equipe de limpeza atendem às normas de segurança e medicina do trabalho”, garante.

EQUIPE

Atualmente, a Equipe de limpeza e higienização é composta por dez colaboradoras: Ana Cláudia, Chayle, Flávia, Izabel, Kátia, Maisa, Michele, Mirian, Rosemeire e Sílvia.

As atividades de limpeza e higienização internas são geridas pela Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, no âmbito do Contrato de Gestão SMSA nº 004/2014, o qual engloba também: Corpo Clínico (Plantonistas Ginecologistas/Obstetras e Pediatras e Cirurgiões) e a área de manutenção predial.

“Estamos realizando um ótimo trabalho, e ainda procuramos melhorar todos os dias”, completa Vladimir.

Fotos vinculadas
30/06/2016
PADRÃO RIGOROSO GARANTE LIMPEZA DO HM

A equipe da Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, que é responsável pelo trabalho interno de limpeza e higienização do Hospital Municipal da Mulher “Dr. João Luís de Jesus Rosseto”, realiza treinamentos constantes e aplica padrões rigorosos para garantir a qualidade do trabalho.