Ir para o conteúdo
AGO
23

O ESPAÇO PENSE VERDE E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE MENTAL

Segunda, 23/08/2021
CAPS INFANTIL

Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, é uma Administradora de Serviços de Saúde, Instituição filantrópica, com 89 anos de experiência na área de Saúde Mental, Gestora do CAPS i - Centro de Atenção Psicossocial Infantil, sendo inclusive responsável pela sua implantação em 2017.

O CAPS i é um Equipamento de Saúde Mental da Prefeitura de Araçatuba/SUS.

Pelo seu extenso saber e expertise, a ASC Benedita Fernandes, com a implantação do Espaço Pense Verde, coloca no CAPS i, uma inovação importante em Saúde Mental a nível Estadual.

Esse ambiente ao ar livre no CAPS Infantil de Araçatuba-SP., está em sintonia com as mais avançadas pesquisas sobre os resultados favoráveis que áreas verdes proporcionam à Saúde Mental de crianças e adolescentes.

Matéria, publicada na Revista Veja retrata pesquisa da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos da América, a qual reproduzimos parte:

“A saúde mental dos adolescentes tem se tornado uma preocupação para muitos pais e profissionais da área médica, especialmente por causa do aumento no número de casos de depressão e ansiedade em indivíduos nessa faixa etária. 

Felizmente, pesquisadores descobriram que determinados fatores ambientais podem melhorar este cenário. Estudo publicado na revista Health & Place revelou que adolescentes que moram próximo a áreas verdes, como parques e praças, estão 36% menos propensos a apresentar problemas de saúde mental”.

Diante dessa importante conquista para a Saúde Mental de Araçatuba, oportuno destacarmos todas as providências e esforços dos últimos quatro anos para que esse ambiente pudesse oferecer condições adequadas para nossos(as) Usuários(as) da Unidade.

O Espaço Pense Verde está situado numa área ao ar livre de 832 metros quadrados na parte interna nos fundos da Unidade.

Inicialmente esse espaço estava indisponível para desenvolvimento de qualquer atividade, pois não oferecia as mínimas condições de segurança e de conforto, contava com acesso precário, e a área também tinha um muro que o dividia em duas partes.

Antes do Espaço Pense Verde nossas comemorações e eventos, ao ar livre, eram realizados no pátio da frente da Unidade, uma área bem mais restrita em termos de espaço e não tão confortável, pois tem o piso todo em concreto, esquentando muito com o calor.

Devido a outras prioridades iniciais e essenciais, para implantação e funcionamento da Unidade, como aquisição de móveis e equipamentos, tivemos que priorizar, por exemplo, a instalação na Unidade de aparelhos de ar condicionado em julho de 2.018, até então inexistentes, tendo em vista proporcionar conforto térmico, nas altas temperaturas da Região, para nossos(as) Usuários(as).

E também observando a correta utilização dos recursos públicos recebidos, como regra prioritária em nossa Gestão, iniciamos em agosto de 2.018, desenvolvendo nosso planejamento, como primeira providência adotamos a limpeza, com retirada de mato e dos canteiros de concreto e demais itens desnecessários, por maquinário e pessoal da Secretaria Municipal de Obras.

No desenvolvimento do planejado, no começo de janeiro de 2.019 realizamos a preparação do terreno para o plantio da grama e a instalação de um sistema de irrigação, para utilização imediata ao plantio para que o gramado enraizasse, sem perda ou prejuízo do que seria plantado.

Na sequência realizamos o plantio do gramado, o qual ficou por 30 dias sendo irrigado e sem ser utilizado, para favorecer o seu enraizamento.

Em 07 de fevereiro de 2.019, com muita alegria e satisfação, realizamos a primeira atividade no novo gramado, já contando a área nomeada como Espaço Pense Verde, recebendo pela primeira vez nossas crianças para um pique nique.

Dai em diante, dotamos o Espaço Pense Verde com bancos de jardim, de madeira, barras de proteção, ainda na área original, com 622 metros quadrados.

Em julho de 2.020 removemos um muro interno que separava essa área original com 622 metros quadrados de uma outra de 210 metros quadrados, o qual abriu a oportunidade de utilizarmos inclusive uma sala dessa nova área, como Sala de Grupos.

Em agosto de 2.020 foi instalado, para facilitar controle de acesso um alambrado, e o plantio de grama na área de 210 metros quadrados recém incorporada, com implantação de nova rampa de acesso.

Em dezembro de 2.020 instalamos mais barras de segurança para PCD, e em 25 de junho de 2.021 inauguramos o sistema de iluminação, o qual foi todo reformado, junto com as instalações elétricas, e dotado de itens mais modernos e econômicos, tais como refletores e sensores de presença, possibilitando a utilização do Espaço Pense Verde, já com os 832 metros quadrados, também no período noturno.

Não podemos esquecer que o Espaço Pense Verde abriga, desde o início do mesmo, uma área especifica e ampla para o desenvolvimento de atividades de Hortoterapia para nossos(as) Usuários(as) da Unidade, com frequência de duas vezes por semana.

Com pintura alegre e chamativa, dos muros e demais instalações do ambiente, o Espaço Pense Verde gramado, arborizado, com iluminação completa para o período noturno, é um ambiente multiuso, e desponta como importante conquista da população de Araçatuba, com a oferta de um ambiente moderno e funcional.

Confira nas galerias de fotos um antes e um agora do Espaço Pense Verde.