Ir para o conteúdo
AGO
02

SÉRIE HISTÓRICA DE ATENDIMENTOS NOS CAPS - EM GRÁFICOS

Terça, 02/08/2022
ASSOCIAÇÃO DAS SENHORAS CRISTÃS BENEDITA FERNANDES

A Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, Entidade Filantrópica, Administradora de Serviços de Saúde, com vasta experiência em Saúde Mental, vem apresentar uma série histórica dos atendimentos realizados nos Centros de Atenção Psicossocial que estão sob sua atuação.

Os CAPS são Equipamentos públicos de Saúde Mental, integrantes da RAPS, no âmbito do SUS-Sistema Único de Saúde, para públicos específicos.

São três Unidades, sendo o primeiro e mais antigo em funcionamento o CAPS ad II (álcool e outras drogas), desde dezembro de 2.009, Administrado por meio de Convênio com a Prefeitura Municipal de Araçatuba.

Em segundo, por ordem de início de atendimento, temos o CAPS i - Centro de Atenção Psicossocial Infantil, desde janeiro de 2.017, e em terceiro temos o CAPS III - Centro de Atenção Psicossocial Adulto, desde março de 2.017, esse com atendimento 24 horas por dia. Essas duas Unidades estão sob a Gestão completa da Associação por meio de Contratos de Gestão.

Os respectivos recursos púlbicos recebidos, e como são utilizados exclusivamente, no âmbito dos Contratos de Gestão, tem a sua divulgação pública no site da Associação, além de disponilizarmos os Indicadores mensais de produção, os quais são estabelecidos nos Planos de Trabalho, e que se não atingidos em suas metas provocam descontos nos repasses recebidos. Tais itens publicizados podem ser consultados nos links abaixo:

Planilhas com descrição da utilização dos recursos públicos:

www.ascbeneditafernandes.com.br/-transparencia/

Indicadores de Produção:

www.ascbeneditafernandes.com.br/-indicadores/

Importante a informação de que os três CAPS não existiam antes, cabendo à Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, pela sua expertise, estrutura-los do zero. E ir implementando ao longo do tempo todos os protocolos, sistemática de atendimentos, especialização e aperfeiçoamento das Equipes multiprofissionais, equipamentos e interação com os demais Equipamentos da Rede Municipal de Saúde e Assistência Social, entre outras.

Abaixo apresentamos, em gráficos, a série histórica dos atendimentos, mês a mês. Do CAPS ad desde 2.014, e dos demais desde 2.018, sendo todos até julho de 2.022.

Todos, como se percebe, numa trajetória de alta, devendo-se considerar o impacto da pandemia da Covid-19, no período de março de 2.020 em diante.