Ir para o conteúdo
NOV
06

1º SEMINÁRIO DE SAÚDE MENTAL - TECENDO A RAPS EM ARAÇATUBA

Terça, 06/11/2018
ASSOCIAÇÃO DAS SENHORAS CRISTÃS BENEDITA FERNANDES

1º Seminário de Saúde Mental – Tecendo a RAPS em Araçatuba.

Foi realizado no último dia 30/10/2018 o 1º Seminário de Saúde Mental – Tecendo a RAPS em Araçatuba, numa promoção da Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes.


A Sala de Convenções da UNIP acomodou um total de 70 pessoas que acompanharam o Evento que teve início às 8h00 e encerrou-se às 17h30.


Às 8H00 foi servido um coffe break e ocorreram as inscrições.


Os Usuários do CAPS ad Benedita Fernandes: Jonatas e Wesley abrilhantaram tocando violão e cantando a chegada dos participantes.


Às 8h30 compuseram a mesa de autoridades a Secretária Municipal de Saúde de Araçatuba, Sra. Carmem Sílvia Guariente, a qual representou o Sr. Prefeito Municipal, Dilador Borges, o qual estava em viagem.


Pela Secretaria de Saúde, também presentes à mesa, o Sr. Dr. Paulo Ernesto Geraldo, Diretor de Especialidades e a Sra. Aparecida Nava, representando a Atenção Básica.


Pelo poder Legislativo estiveram à Mesa o Sr. Vereador Márcio Saito e o Sr. Rivael Papinha, Presidente da Câmara Municipal de Araçatuba.


Pelo DRS II – Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, esteve à Mesa a Sra. Leila Dias Morinari.


Dando boas vindas a todos(as) o Diretor Presidente Executivo da Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, fez a abertura oficial do Evento, seguido em sua fala pela Secretária de Saúde, e demais autoridades.


O Sr. Vereador Márcio Saito, surpreendeu a todos, pois aproveitou a sua fala para entregar oficialmente o Voto de Aplauso, concedido pela Câmara de Vereadores ao CAPS Adulto, em Setembro de 2.018.


O Evento teve seus objetivos alcançados, com a participação de profissionais do CAPS ad Benedita Fernandes, CAPS i – Centro de Atenção Psicossocial Infantil, CAPS III – Centro de Atenção Psicossocial Adulto e CEAPS – Centro Especializado em Atenção Psicossocial.


Na sequencia da fala das Autoridades presentes, tivemos a apresentação cultural de Capoeira, com os(as) Usuários(as) do CAPS Infantil, comandados pelo Professor Victor Ferreira, sendo que a apresentação foi contagiante, pela graça, disposição e empenho dos participantes da mesma, sendo ao final muito aplaudida pelo público presente, que ficou impressionado com esse trabalho desenvolvido rotineiramente na Unidade.


Após a Capoeira com as crianças foi apresentado cada Unidade da RAPS presente, inicialmente a Psicóloga Nathalia Biagi, fez a apresentação do CAPS ad. O Enfermeiro Carlos Alberto Selis, apresentou o CAPS Infantil, sendo seguido pelo Enfermeiro André Luís Marques Nogueira, o qual apresentou o CAPS Adulto. E fechando as apresentações o Psicólogo Matheus Martins Garcia fez a apresentação do CEAPS.


Após a apresentação da cada Unidade, na sequencia da programação, o Sr. Vladimir Vitoriano da Silva, Gerente Administrativo da Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, transcorreu sobre a parceira Município X Organização Social, na Gestão e Administração dos CAPS em Araçatuba, ressaltando em sua fala partes da excelente sentença propalada pelo Sr. Dr. Juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Araçatuba, José Daniel Dinis Gonçalves, o qual julgou improcedente e extinto o Processo movido pelo Ministério Público local, que entre outras alegações, questionava a parceria como mera “terceirização”.


Dando prosseguimento formou-se uma Mesa de Trabalho tendo por tema: O trabalho do Serviço Social na RAPS Araçatuba, sendo mediadora a Sra. Delva Pereira de Oliveira, pelo CEAPS.  Com as participações da Sra. Clélia Aparecida, pelo CAPS ad. Pelo CAPS Infantil Grace Kelly e Josiane Cristina. Pelo CAPS Adulto Crislaine Lima e Sílvia Letícia e pelo CEAPS Letícia Silveira.


No encerramento da primeira parte do Seminário, foi desenvolvida dança circular, atividade realizada no CAPS Adulto (aberta ao público) envolvendo grande parte dos(as) presentes.


Após o intervalo do almoço foram feitas várias explanações, tais como: Oficinas Terapêuticas Produtivas do CAPS ad, Histórico e atualidades do Programa de Controle ao Tabagismo no CEAPS, Grupo Ouvidores de vozes do CAPS Adulto, casos de sucesso no CAPS Infantil, População de rua no CAPS ad, Práticas Integrativas no CAPS Adulto, Grupos Psicoterapêuticos no CEAPS, entre outros.


Finalizando as apresentações e o Seminário, foi feita uma apresentação dos Serviços Residenciais Terapêuticos, Casa das Violetas e Casa do Beija-flor, pelo Coordenador Adelmo Almeida.


Confira as fotos abaixo e o vídeo da dança circular.


Vídeos vinculados
06/11/2018
ATIVIDADE DE DANÇA CIRCULAR NO 1º SEMINÁRIO DE SAÚDE MENTAL